Sabia que mais de 100.000 utilizadores de origem estrangeira procuram imóveis no Imovirtual, mensalmente? Confira os dados estatísticos da procura internacional de imóveis no nosso site.

Sabemos que o mercado imobiliário em Portugal está em crescimento. Esta evolução ou ebulição parte do investimento não só português, como maioritariamente estrangeiro.

Apesar de reconhecermos uma maior disponibilidade financeira por parte dos portugueses, devido a uma maior facilidade de acesso a empréstimos à habitação; a verdade é que 80% do investimento no mercado imobiliário nacional tem origem estrangeira.

No que toca à pesquisa e às transações realizadas através do Imovirtual, partilhamos dados estatísticos que nos ajudam a entender a proporção da procura internacional por imóveis, em Portugal.

Quem procura imóveis no nosso site?

85% das visitas no nosso portal imobiliário são realizadas por portugueses, o que demonstra que o mercado doméstico continua dinâmico e em tendência de crescimento.

No entanto, este número indica que a procura internacional de casas em Portugal, representa já 15% do tráfego no Imovirtual.

A visita de estrangeiros quadruplicou no primeiro trimestre de 2018.

Todos os meses o nosso site é visitado por milhares de utilizadores sendo que grande parte são provenientes do Brasil, França, Reino Unido e ainda Estados Unidos.

Algumas curiosidades sobre a procura internacional no Imovirtual

  • 76% dos utilizadores que pesquizam no nosso site, fora de Portugal, encontram-se no Brasil, França, Espanha, Reino Unido, Suíça e Estados Unidos.
  • 20% dos imoveis vendidos foram adquiridos por estrangeiros, em geral brasileiros e franceses.
  • Cerca de 55% das pesquisas efetuadas por utilizadores Brasileiros dizem respeito a arrendamentos.
  • 17% dos utilizadores não falam português. Destes, 30% pesquisam em idiomas diferentes, que não o inglês.

O investimento brasileiro em Portugal

Os investidores brasileiros consideram o nosso país um porto seguro, que funciona como uma porta de entrada para a Europa.

A rentabilidade do mercado imobiliário em Portugal é extremamente atrativa ao investimento, sendo que a reabilitação de edifícios tem sido um dos principais focos para estes investidores.

As cidades preferidas são Lisboa e Cascais, mas também Braga, Porto e Vila Nova de Gaia.

São cada vez mais as empresas espanholas que investem em Portugal

Tal como os brasileiros, também os espanhóis procuram essencialmente edifícios para reabilitar, uma vez que a oferta de edifícios um pouco deteriorada para recuperar é muito maior do que em Madrid e Barcelona

De acordo com a EjePrime, um jornal online de informação económica especialista no mercado imobiliário em Espanha, nos últimos meses, várias empresas espanholas procuraram Portugal, para investimentos neste sector.

O idioma não é uma barreira.

Para os brasileiros, o facto de falarmos o mesmo idioma contribui para a procura.

No entanto, mesmo não dominando a nossa língua materna, os restantes utilizadores estrangeiros que recorrem ao Imovirtual, realizam a pesquisa em inglês ou no seu idioma nativo, nomeadamente em Francês, Espanhol, Alemão, Russo e outros idiomas.