O papel do mediador imobiliário é essencial para o negócio e para a agência que representa. Por isso, o agente terá de cumprir certos requisitos quando contactar possíveis interessados em entregar-lhe o negócio de um imóvel. Sabe quais?

Transmita uma mensagem clara

Não existe um perfil único para quem vende imóvel. Como não pode agradar a gregos e a troianos, assuma uma linguagem corrente e transmita a sua mensagem de forma clara. Isto é, evite termos demasiado complexos, seja sempre cordial e esteja seguro da sua intervenção.

A empatia é, sem dúvida, essencial para que a comunicação seja fluida e agradável. Não quer criar inimizades com alguém com quem tenha de falar regularmente.

Um truque simples que faz toda a diferença: escute! Procure ouvir mais do que falar, até porque dessa forma vai captar informações úteis que ajudam no processo de venda. A pessoa à sua frente vai sentir que a valorizam e, no fim, todos saem a ganhar.

A aparência também conta

Um mediador imobiliário representa uma entidade maior – a agência imobiliária – e tem de se apresentar como tal, com credibilidade. É importante que deixe os seus gostos pessoais de parte. Procure um aspeto credível e profissional.

Por exemplo: se for fã dos Rolling Stones, quando estiver a trabalhar e a representar a imobiliária, deve abster-se de usar t-shirts ou roupa que o mostre claramente. Enquanto representar a agência assuma uma postura aberta e o mais neutra possível.

A aparência tem o potencial de transmitir confiança e segurança, especialmente se contactar com clientes menos seguros das suas decisões. Não é por acaso que a maioria dos mediadores imobiliários usa fatos, quando em trabalho. O seu papel é fazer os clientes confiar no seu trabalho.

Acompanhamento personalizado

O processo de vender uma casa, como sabe, pode ser bastante demorado. Por isso, garanta que o vendedor que lhe confiou o negócio está a par dos desenvolvimentos. Não o deixe no escuro, a adivinhar como estarão a correr as coisas.

Acima de tudo: abra espaço para o diálogo. Se o vendedor tiver dúvidas não lhe corte a palavra e esteja sempre disponível para as tirar. Só assim se constrói uma relação de mútuo entendimento e esclarecimento.

Encare as dúvidas e questões com confiança. Se o vendedor as esclarecer consigo é porque lhe atribui crédito, validade e profissionalismo.

O mediador imobiliário tem a função de conhecer o mercado, as leis e os procedimentos administrativos e financeiros do imobiliário. É isso que os clientes estão à espera, já que se assume como especialista deste mercado.

No entanto, não se esqueça que está a falar com pessoas e as relações humanas podem facilitar a relação profissional.

Se é um vendedor ou está à procura de casa, conheça as vantagens de recorrer a um mediador imobiliário.