Anunciar no Facebook é, a par da presença nos portais imobiliários, uma das estratégias mais eficazes para promover a sua agência imobiliária e carteira de imóveis.

Devido ao grande poder de segmentação do Facebook, é possível criar anúncios que chegam ao público-alvo desejado.

Os últimos dados indicam que há cerca de 5.8 milhões de utilizadores ativos da rede social em Portugal. Desse número, 78% são também utilizadores diários. Isso significa que é muito provável que a audiência para o seu negócio está no Facebook.

Para que possa criar uma campanha de Facebook Ads para a sua agência imobiliária elaborámos este guia passo a passo.

1- Aceda ao Facebook Ads

Entre no Facebook Ads e clique em “Criar anúncio”.

2 – Selecione o objetivo

Para escolher o objetivo certo deve definir, primeiro, qual a ação que os utilizadores devem ter após ver o anúncio. É gostar da página? Então escolha o objetivo “Interação”.
Prefere que as pessoas cliquem no anúncio e passem para o website da sua agência? Então o objetivo a escolher é “Tráfego”.

Depois de nomear a campanha, clique em “Continuar”.

2

3 – Defina o público-alvo

Antes de avançar para a segmentação do público-alvo, dê um nome ao conjunto de anúncios.

É um detalhe que salvará muito tempo quando quiser pesquisar por uma determinada campanha.

3

Após a identificação do conjunto de anúncios passe para a secção “Público”.

Definir o público-alvo é das ações mais importantes em todo o processo de criação dos anúncios. É nesta área que especifica a que utilizadores será mostrada a publicidade.

Uma segmentação muito bem definida gera, automaticamente, melhores resultados.

Para começar, selecione a localização. Se não alterar a predefinição apresentada, ou seja, localização “Portugal”, o Facebook mostrará o anúncio a utilizadores distribuídos por todo o país.

Se a sua agência imobiliária fica no centro de Braga, por exemplo, o seu público-alvo é constituído por pessoas do distrito que estão a mudar de casa ou procuram uma nova habitação.

No campo “Adiciona mais localizações” pesquise por “Braga” e selecione “Braga District (Estado)”. Com esta segmentação o anúncio será mostrado, apenas, a pessoas com residência ou localização recente na área selecionada.

4

Após definir a localização deve especificar a “Idade”, “Sexo” e “Idiomas”.

DICA: quando selecionar o “Idioma” escolha “Português (todos)”. Dessa maneira alcançará pessoas que utilizam o Facebook em português do Brasil e de Portugal.

De seguida, passará para a área que permite refinar a segmentação: “Definição do público-alvo detalhada”.

Nesta secção pode especificar o perfil de utilizadores que quer alcançar. Através dos filtros (que acede ao clicar em “Procurar”) chegará a centenas de opções que pode incluir, ou excluir, da campanha.

6

Para as agências imobiliárias é interessante, por exemplo, incluir utilizadores que têm um “Emprego novo”; que estão “Numa relação nova”, “Recém casados” e que interagiram recentemente com páginas de “Agências Imobiliárias”.

DICA IMPORTANTE: Exclua utilizadores com a característica “Mudaram-se recentemente”.

Estude bem o perfil dos utilizadores que quer alcançar e define o público-alvo de acordo com o objetivo da campanha.

7.png

Para finalizar a segmentação do público, não se esqueça de excluir pessoas que gostam da sua página. Estes utilizadores já fazem parte da sua audiência pelo que lhe é mais fácil, e rentável, transmitir uma mensagem de forma orgânica.

8

Caso queira utilizar esta segmentação em futuras campanhas, clique em “Guardar este Público”.

4 – Escolha os locais de publicação

Nesta secção irá escolher em que plataformas será publicado o anúncio. O Instagram e Facebook Messenger pertencem ao Facebook por isso não estranhe ver estas opções.

O Facebook tem por predefinição “Locais de publicação automáticos (Recomendado)”, No entanto, se não achar rentável gastar dinheiro para anunciar no Instagram, Messenger ou no Audience Network (nos quais se inclui os banners da rede social), selecione a opção “Editar locais de publicação” e escolha os canais nos quais quer anunciar.

9

5 – Defina o orçamento e data de conclusão da campanha

A parte mais importante desta secção é a definição dos gastos para a campanha.

No campo “Orçamento” determina o budget diário, ou total. Repare que, ao alterar os valores, as estimativas de alcance e resultados variam.

Caso queira especificar uma data de conclusão para a campanha, deve selecionar o campo “Definir uma data de início e de fim”.

10

6 – Crie o anúncio

O primeiro passo é identificar a página que será promovida.

Escolha o aspeto para o anúncio. Pode optar por: “Carrossel”, “Imagem única”, “Vídeo único”, “Apresentação”, “Coleção” ou “Canvas”.

12

Para este exemplo vamos optar por um anúncio de “Imagem única”. Carregue a imagem do seu anúncio.

Se, porventura, não tiver uma foto apelativa, o Facebook disponibiliza um banco de “Imagens Gratuitas” no qual pode pesquisar imagens.

DICA: se, ao pesquisar, não encontrar uma imagem que lhe agrade, procure utilizando palavras-chave em inglês.

Caso faça o upload de imagem a partir do seu computador, certifique-se que a foto tem o tamanho recomendado de 1200 x 628 pixéis.

DICA: É importante que a imagem não tenha muito texto. Utilize este link para saber se a foto está ok para publicação.

Em “Ligações” configura os restantes aspetos do anúncio. Em “URL do site” especifique o link para a página de destino.

Depois, só tem de escrever os textos e selecionar o “Apelo à ação”.

A “Pré-visualização do anúncio” irá ajudá-lo/a a perceber como ficará o produto final em todos os formatos de anúncio disponíveis.

Para finalizar o processo e submeter o anúncio para revisão, clique em “Continuar”.

7 – Teste, meça resultados e tente novas técnicas

Criar uma campanha no Facebook é simples. O que implica um pouco mais de esforço é a construção de bons anúncios. Para isso é preciso perceber o público-alvo.

É normal que uma boa percentagem das campanhas não tenha o sucesso que espera. Deve aproveitar para estudar o que falhou e aprender com a experiência. Refinar um público-alvo é um processo que leva algum tempo. Mas quando encontrar a segmentação certa, os seus anúncios serão muito eficazes.