O estilo bon vivant dos anos 20 foi interrompido por novas consternações. A nível internacional, os anos 30 não terão sido uma década a recordar com carinho: a Grande Depressão assolou os EUA e, em 1939, estalava a II Guerra Mundial.

Alheado de todas as movimentações internacionais, em Portugal eram feitos outros planos, seguindo a onda dos totalitarismos europeus: o Estado Novo impunha-se em 1933 através de uma Constituição que retirava poderes ao Parlamento e limitava as liberdades individuais. Este novo formato político, não só influenciou a sociedade e a economia, teve também repercussões na arquitetura.

Segundo o arquiteto português José Manuel Fernandes, em A arquitectura em Portugal nos anos 1930-40. Do Modernismo ao Estado Novo: Heranças, conflitos, contextos, defrontavam-se em Portugal duas correntes estéticas: a do modernismo, de ideais racional-funcionalistas; e a do Estado Novo, tradicionalista, que surgiu “da iniciativa pública, estatal e municipal, no campo dos novos equipamentos, infraestruturas e habitação social”. Foram criadas linhas tipológicas de uma casa portuguesa, nomeadamente por Raul Lino.

Assim, mesmo 80 anos passados, continua a ser um estilo arquitetónico identificável pelas fachadas, tendo em conta que a maior parte dessas casas foram, entretanto, remodeladas. Em Braga, há um duplex de 1937 que se inseriu nesta onda estética. Atualmente, com 105 metros quadrados de área útil, está à venda por 105 mil euros. Foi melhorado com isolamento térmico e acústico, uma atualização essencial por se tratar de uma construção antiga. A cozinha está equipada e pronta a usar. Já as restantes divisões terão de ser mobiladas.

Em Lisboa são vários os anúncios que datam dos anos 30 – a pesquisa filtrada no site revela 188 resultados –, de entre os quais este T2 perto do Miradouro da Nossa Senhora do Monte, na freguesia da Graça, que data de 1938. O apartamento, à venda por 259 mil euros, está totalmente remodelado com um estilo rústico, mas equipamento moderno (a cozinha tem placa, forno, micro-ondas, exaustor, frigorífico e esquentador). Pronto a estrear, tem 51 metros quadrados de área útil, sem contar com o pequeno terraço. O prédio também foi intervencionado e está inserido numa pequena vila sossegada.

Se procura casas de época e construções antigas então saiba que é possível filtrar a sua pesquisa consoante as particularidades que procura. No Imovirtual, no meio de tantos anúncios diversificados, queremos que seja simples encontrar exatamente aquilo que lhe interessa. Temos filtros variados que deve preencher para que a pesquisa seja mais direcionada e prática.