Lisboa ocupa a primeira posição do Ranking do Portugal City Brand Ranking© elaborado pelo 5.º ano consecutivo pela Bloom Consulting Portugal, um estudo sobre os municípios de Portugal Continental e Regiões Autónoma em que se avalia onde é melhor Viver, Visitar e fazer Negócios.

De acordo com o estudo, apesar dos excelentes resultados obtidos por municípios como Porto, Cascais e Braga, é a capital quem continua a dominar todas as dimensões do estudo, com uma performance exemplar em todas as variáveis estatísticas e digitais. Com o aumento progressivo do volume de pesquisas, Lisboa assume-se como uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional.

Entre as subidas, o Portugal City Brand Ranking© destaca a evolução meteórica de Ponta Delgada, nos Açores, que nas últimas quatro edições do estudo subiu 19 lugares, encontrando-se agora no 24º lugar nacional e fazendo com que esta seja a primeira vez que todas as regiões portuguesas estão representadas no Top 25. Outra surpresa é o «pulo» de Faro pelo segundo ano consecutivo no ranking, estabelecendo-se no 8º lugar. Vila Nova de Gaia – que apresentou subidas em todas as edições do ranking – chega também pela primeira vez ao Top 10, subindo três lugares na escala e afirmando-se como uma das grandes referências nacionais na Dimensão de Negócios.

No que respeita a ‘Descidas de destaque’ o estudo assinala a queda de 7 lugares de Oeiras, que deixa, pela primeira vez os lugares do Top 10 nacional, embora ocupando ainda o 9º lugar nos rankings das Dimensões de Negócios e Viver.