Decorre de 12 de Dezembro até 7 de Janeiro de 2019, uma nova fase de candidaturas para o programa Porta 65, que apoia os jovens no arrendamento.

O Programa Porta 65 Jovem apoia o arrendamentode habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da rendacomo subvenção mensal e tem como objectivo regular os incentivos aos jovens arrendatários.

Podem concorrer à Porta 65 os jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos; Jovens em coabitação; Jovenscasais ou em união de facto (37 anos quando se trate de um casal e um dos elementos tenha a idade regulamentar – igual ou superior a 18 anos e inferior a35 anos.

O apoio consiste na atribuição de uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal, sendo majoradas as subvenções das candidaturas  que englobem menores e pessoas com deficiência e que se encontrem em localizações especiais. 

As candidaturas submetidas serão apreciadaspelo IHRU – Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana de acordo com uma ordem de precedência, atendendo à Dimensão e Composição do Agregado; Proporcionalidade da taxa de esforço; Rendimento Mensal; Proporcionalidade da renda e Situação financeira dos ascendentes.

Para apresentar a candidatura é necessário ter senha de acesso do Portal das Finanças para proceder com a autenticação no site do Portal da Habitação.

A secretária de Habitação, Ana Pinho, revelou no início deste mês que o Orçamento do Estado para 2019 tem uma dotação orçamental de 18 milhões para o Porta 65 (apoio ao arrendamento jovem).

Veja mais notícias do mercado imobiliário aqui.
Encontre a casa dos seus sonhos no Imovirtual.