A capital portuguesa está no Top10 das ‘Buzzing’ Design Cities 2018, indicada pela prestigiada revista norte-americana Metropolis, que elegeu as 10 cidades mais dinâmicas em Design.

Lisboa consta da lista das cidades eleitas, a par de Toronto, Seul, Detroit, Amesterdão, Chicago, Portland, Melbourne, Estocolmo e Oslo. Cada vez mais, as dez cidades eleitas exercem uma influência mundial a nível do design, conservando, simultaneamente, uma identidade regional única. Surpreendem por serem tão vibrantes.

A revista nova-iorquina de Arquitectura, Design e Urnabismo entrevistou 80 profissionais de arquitectura e design, de renome mundial, pedindo-lhes que indicassem importantes centros de design, dinâmicos “cultural hubs” e cidades de que gostem ou que pessoalmente os façam vibrar. Os resultados revelaram os “suspeitos habituais”, mas também algumas cidades recém-chegadas porventura inesperadas.

Segundo a Metropolis, “a nossa lista mostra que a criatividade resulta muitas vezes das dificuldades. Portugal foi particularmente atingido pela recessão mundial, mas a sua capital favorece a criação de start-ups e espaços de trabalho e acolhimento dinâmicos”.