O novo simulador online da ADENE – Agência para a Energia pretende apoiar os cidadãos na identificação de medidas de eficiência energética que permitam reduzir os custos e consumos de energia na habitação particular.

Os objetivos principais são informar e disponibilizar ferramentas ao cidadão sobre a eficiência energética, através da determinação da classe energética da sua habitação, bem como dos principais indicadores referentes aos consumos energéticos – aquecimento, arrefecimento e produção de águas quentes sanitárias.

Esta ferramenta permite identificar medidas de melhoria de eficiência energética, de acordo com as características da habitação, que potenciem uma redução dos consumos energéticos.

No simulador CasA+ pode-se encontrar três simuladores que nos permitirão conhecer de forma mais profunda a eficiência energética da nossa casa garantindo melhor conforto e saúde. São eles:

  • Simulador Habitação: onde é possível descobrir quanto pode poupar ao aplicar medidas de melhoria na habitação, através de dicas específicas que cada utilizador pode reproduzir na sua casa;
  • Simulador Eletrodomésticos: pretende apoiar o consumidor na tomada de decisão de aquisição de eletrodomésticos mais eficientes;
  • Simulador Iluminação: com dicas sobre a aquisição de iluminação mais eficiente, como a adoção de iluminação mais eficiente do tipo LED.

Este simulador pode ser experimentado através do microsite da Campanha Certificar é Valorizar.

Esta campanha de Sensibilização e Promoção da Eficiência Energética na Habitação Particular é cofinanciada pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade para a Eficiência no Uso dos Recursos, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

Confira imóveis disponíveis que têm alta certificação energética.