O título e uma boa fotografia definem os anúncios. A imagem vai determinar o clique de um possível interessado, por isso é essencial que as fotografias do seu imóvel sejam atrativas. Saiba aqui como o fazer.

Não é novidade que a taxa de sucesso de um anúncio com fotografia é muito superior à dos anúncios sem imagens. Segundo Paulo Cunha, account no Imovirtual, a qualidade de uma imagem pode suscitar mais interesse e, consecutivamente, mais contactos. Mas o que define uma boa fotografia? Fique com algumas das suas dicas.

A primeira impressão conta

Nestes casos a primeira fotografia (que é também a primeira impressão) é decisiva, enquanto a galeria de fotos fortalece qualquer primeira ideia já formada, positiva ou negativa.

Não tem uma câmara profissional? Não há problema

Não é necessária uma máquina de fotografar topo de gama para que o resultado pareça profissional. Atualmente as câmaras dos smartphones têm boa resolução, a suficiente conseguir boas fotografias.

Prepare o espaço a fotografar

O objetivo da fotografia é favorecer o espaço e destacar os pontos fortes do imóvel, por isso divisões sujas ou desorganizadas vão determinar o interesse num anúncio. Se o imóvel estiver vazio tire partido da luz natural e evite fotografias durante a noite. Uma boa iluminação, assim como em qualquer trabalho fotográfico, é indispensável. Antes de tudo, verifique sempre o estado de conservação e limpeza.

Organize as fotografias de forma sequencial e lógica

Organize as fotografias como se estivesse a fazer uma visita guiada pelo c. Ou seja, a primeira será a do hall de entrada, seguindo-se o corredor e só depois as restantes divisões e, no fim, espaço exteriores. As boas fotografias são como o álbum cronológico do seu imóvel.

Tenha especial atenção à casa-de-banho e à cozinha

Como zonas que requerem condições de higiene extraordinárias, nas fotografias têm de estar imaculadas. Um dos erros mais comuns no wc é deixar o tampo da sanita levantada e o lixo sem tampa. Evite estes lapsos que podem afastar utilizadores!

3d rendering wood clean bathroom with built in design

O ângulo e a ótica

Dependendo do ângulo da foto, pode criar a ilusão de que as divisões são maiores do que na verdade o são realmente, por isso prefira tirar fotos a partir de um dos quatro vértices da divisão.

Espaço exterior e ambiente

Um dos fatores mais determinantes na escolha de uma casa é o ambiente envolvente e a zona em que se situa (freguesia e serviços mais próximos). Sendo assim, fotografe a vista das janelas e realce qualquer vista especial. Se a casa tiver jardim, essa foto tem de figurar no anúncio. No momento da decisão todos os pequenos pormenores pensam na balança dos prós e contras.

O seu objetivo é vender ou arrendar um imóvel, por isso tire partido do que essa habitação tem de melhor para oferecer, sempre mostrando a realidade, sem a desvirtuar.

Agora é só pegar no telemóvel e pôr estas dicas em prática.

Paulo Cunha,
Account Imovirtual