Quer comprar ou vender um imóvel? Descubra quão importante é contar com o apoio de um especialista.

A par da intenção de comprar ou vender um imóvel é preciso que decida se deseja a ajuda de um profissional do mercado: um mediador imobiliário.

Num mercado em rápida evolução, o papel desempenhado pelo mediador é cada vez mais relevante.

Neste artigo explicamos-lhe qual a importância de ter um mediador imobiliário para a compra ou venda de uma propriedade.

Na ótica do comprador

Está à procura de casa? Então, certamente, já se deparou ou irá deparar-se com questões como estas: Onde quero comprar? Que tipo de imóvel me agrada? Quantos quartos são necessários? Qual o preço máximo que estou disposto a investir?

É preciso que siga uma ordem de passos para comprar casa.

Encontrar um imóvel com as características que procura exige pesquisa, conhecimento de mercado para comparação de preços, chamadas telefónicas, agendamento de visitas presenciais e por aí em diante. Tudo isto requer tempo.

Por outro lado, à medida que avança no processo, este vai-se tornando mais complexo, nomeadamente quando chegar o momento da negociação e precisar entender de construção, estrutura, de aspetos legais a tratar … Tudo isto requer conhecimento.

Só saberá que está perante um bom negócio se conhecer o mercado e se estiver ciente dos preços praticados na zona… Isto requer experiência.

Identificamos três variáveis fundamentais para o sucesso na aquisição de um imóvel: tempo, conhecimento e experiência. Concorda?

O papel do mediador imobiliário é colocar ao seu dispor todo o conhecimento e experiência de mercado, por forma a poupar-lhe muito tempo e a proporcionar-lhe um negócio seguro.

O mediador identifica por si o imóvel que reúne as características que procura e que além disso constituí um bom investimento.

É ele quem entra em contacto e negoceia com os proprietários.

Encarregar-se-á da elaboração do contrato de promessa de compra e venda e de todas as burocracias necessárias para a realização da escritura, no caso de acordo entre as partes.

Necessita de financiamento bancário? Então o mediador será um bom aliado tendo em conta que lhe pode dar informações e encaminhá-lo para uma instituição financeira de confiança, onde já possua contactos.

O processo de compra torna-se mais rápido, cómodo e seguro se recorrer a um mediador imobiliário.

agente imobiliario e comprar casa

Na ótica do vendedor

Se pretende vender um imóvel, as perguntas passam a ser: Quanto vale a minha casa? Que tipo de pessoas compram na minha zona? Qual o meu público-alvo? Vendo ou é preferível arrendar? Qual a tendência nesta zona? Como divulgo a minha intenção de venda? Como coloco o meu imóvel no mercado?

Talvez não tenha respostas para todas estas questões! O mediador imobiliário tem!

Por conhecer o mercado imobiliário da sua zona e ter experiência na transação de imóveis, o mediador pode responder aos desafios colocados para venda de uma propriedade.

Estará disponível para apresentar-lhe uma estratégia e a discutir consigo todos os parâmetros da transação.

Repare, o mediador consegue, num curto espaço de tempo, estabelecer uma estratégia comercial e de marketing para o seu imóvel, inserindo-o no mercado.

Muitas vezes, isto ocorre através da colocação de um bom anúncio num site de imobiliário. Site que o especialista domina, entendendo quais as ferramentas a usar para potenciar a venda.

Para além disso, o seu anúncio poderá ser publicitado por outros canais como jornais, revistas especializadas, flyers…

A rede de contactos do mediador é importante pois dentro da mesma poderão existir potenciais compradores que o mediador saberá identificar.

Todo o processo será facilitado e assentará na segurança de estar “nas mãos” de um especialista que entende as suas intenções e trabalha no sentido de concretizar um bom negócio.