Tem uma casa desocupada em Lisboa ou no Porto e questiona a hipótese de a arrendar? Pretende investir num imóvel para arrendamento, numa das maiores cidades portuguesas? Saiba porque deve avançar JÁ!

A boa qualidade de vida nas grandes cidades portuguesas faz com que sejam cada vez mais procuradas por portugueses e por muitos estrangeiros.

O mercado imobiliário nas cidades de Lisboa e Porto está em “altas” e tendência é de crescimento, segundo o balanço da “Conferência Tendências do Mercado Imobiliário”, organizada em parceria entre a consultora CBRE e o jornal Expresso, em Janeiro deste ano.

O preço pedido pela renda de um imóvel tem vindo a aumentar e a previsão é que os valores praticados continuem a crescer, na ordem dos 5% a 10% em 2018.

O valor das rendas praticado atualmente permite retornos do investimento, para arrendamento de longo a curto prazo, que rondam os 4% a 5%, segundo o diretor geral da JLL Portugal.

Precisa de mais razões para investir no mercado imobiliário? 

Se tem capital disponível, esta é uma boa oportunidade de rentabilizá-lo. A decidir-se pelo arrendamento da sua habitação, pretende contratos de longo-prazo com mais estabilidade e segurança?

Então saiba que António Costa “anunciou a redução para mais de metade da taxa liberatória para os proprietários que celebrem contratos de arrendamento de longa duração”.

O panorama está a seu favor!

Porquê arrendar em Lisboa?

  • Lisboa é, segundo a 20.ª edição do estudo anual Quality of Living da Mercer, a 38ª cidade com melhor qualidade de vida do Mundo, á frende de Paris, Londres, Milão, Madrid e Nova Iorque.
  • A cidade de Lisboa é uma das cidades mundiais com mais interesse para investir , segundo o Relatório Anual Global da IP (2018 Global Real Estate Outlook Report).
  • Em 2017, os preços das casas aumentaram mais de 19%, e o crescimento do capital na cidade atingiu uma taxa de 63% entre 2012 e 2017. Impressionante?
  • A consultora JLL prevê que o mercado residencial em Lisboa gerará uma valorização do capital de 19,2% e o arrendamento crescerá 27,3% de 2018 a 2022.
  • A oferta de imóveis para arrendar é insuficiente para tanta procura: Interessados na sua casa não irão faltar.

Porquê arrendar no Porto?

  • O Mercado imobiliário do Porto está a passar por um bom momento, ao nível da aquisição e arrendamento de imóveis para fins habitacionais e comerciais.
  • Segundo dados do INE, o preço de compra de habitação, na Invicta, está abaixo do praticado em concelhos como Espinho ou Loures e em comparação com Lisboa, os valores descem para quase metade (boa oportunidade para comprar casa e depois arrendá-la).
  • Muita procura (locais, estudantes, turistas).
  • Existem zonas do Porto com muito potencial, quer pela procura de habitação quer pelo preço das casas. Verifique!

Avance – já!

Se já tem um imóvel desocupado, não existem motivos para não o rentabilizar. Até porque como pôde constatar neste artigo, uma casa nestas cidades é, neste momento, uma galinha de ovos de ouro!

Se por outro lado pretende investir na aquisição de um imóvel com intuito de o arrendar depois, este é também o momento ideal para avançar.

Caso precise de uma ajudinha bancária, saiba que os spreads estão em níveis historicamente baixos e que o acesso a crédito habitação é acessível.

Embora os preços das casas tenham subido e muito, as boas oportunidades continuam a existir. Também pode optar por vender a casa depois, o mais certo é que ela continue a valorizar nos próximos anos. Está á espera de quê?

Leia também: Mercado imobiliário Evolução ou Ebulição