E não queremos que os repita! Se vai vender, dizemos-lhe que, por vezes, nem tudo corre como planeado. Como o melhor é jogar pelo seguro, falamos-lhe dos erros mais comuns na venda de um imóvel.

Se nunca vendeu um imóvel prepare-se, porque nem tudo é um mar de rosas. Apesar de a procura continuar superior à oferta – principalmente em Lisboa e Porto – e, por isso, não se adivinharem grandes obstáculos à venda, podem surgir imprevistos. Como não queremos que desanime, evite estes erros

  1. Requerer os serviços de várias agências imobiliárias – pode dar-lhe a sensação de que terá mais probabilidades de vender a casa, mas a verdade é que ver a casa anunciada repetidas vezes pode deixar os interessados desconfiados. Entregue o seu negócio a uma agência imobiliária estabelecida no mercado. Ou a que lhe oferecer melhores condições. Ou porque não a que estiver mais próxima do imóvel para venda, para facilitar visitas?
  2. Descurar os anúncios online – se entender levar o negócio a cabo de forma independente, sem mediação, os sites imobiliários como o Imovirtual, são o seu principal portal para comunicar com compradores. Aposte tudo no anúncio: fotografias de qualidade; imóvel limpo e arrumado; boa luminosidade; descrição completa com mais do que um contato – a falta de informação não vai forçar o interessado a entrar em contacto com o proprietário. Muito pelo contrário, pode levar a que perca o interesse;
  3. Falta de comunicação – no caso de tencionar vender a casa sem a ajuda de um profissional imobiliário, responda prontamente a qualquer solicitação de possíveis compradores. Não deixe nenhum pedido de informação nem solicitação de visita por responder. Pode estar a perder um bom negócio por falta de uma comunicação eficaz e pertinente.
  4. Falta de pesquisa e adequação ao mercado – por muito necessitado que possa estar por efetivar o negócio, o valor de venda tem de se adequar ao mercado imobiliário. Aproveite que está na mó de cima para finalizar a venda de forma rápida e confortável. Seja realista e avalie o seu imóvel com prós e contras, compare-o com outros à venda na zona e com condições semelhantes e conte já com uma margem de manobra para negociar. Se o imóvel estiver sobrevalorizado pode ficar muito tempo no mercado… a desvalorizar.
É essencial que, pelo menos, tenha estes quatro erros em conta, para que os consiga contornar e evitar! O que sabe da situação atual do mercado imobiliário português?