As taxas de juros estão em níveis historicamente baixos. Será uma boa altura para pedir um empréstimo bancário e comprar casa própria?

Se está a pensar  comprar casa com recurso a um crédito à habitação, precisa em primeiro lugar de estar bem informado sobre as condições do crédito e totalmente ciente do compromisso que estará a assumir.

Entender bem todos os passos de um financiamento, os documentos necessários e também a sua capacidade de endividamento é fundamental para que tudo corra bem.

Desta forma procure estar à vontade com a linguagem bancária e, preferencialmente, recorra a um especialista na matéria.

Por fim, use e abuse dos simuladores (online) disponibizados pelos bancos e por outras entidades como a Deco Proteste, que lhe permitem comparar opções e verificar a que mais se adequa àquilo que procura.

Tenha em atenção que estará a assumir um compromisso de longa duração que o acompanhará por muitos anos de vida.

 Depende de si

Em primeiro lugar, esteja preparado para que a entidade a que se dirije exija garantias credito habitacao 2para lhe conceder um empréstimo.

A sua estabilidade profissional e a establidade do seu rendimento, assim como do agregado familiar, são factores-chave para a aprovação do pedido.

O encargo com o crédito à habitação não deve ser superior a 35 ou 40% do rendimento disponível do agregado. Nesta soma não são considerados (na totalidade) rendimentos extra, comissões e/ou prémios. São tidos em atenção: qualificação profissional, estabilidade do posto de trabalho, antiguidade na empresa e até a dimensão da mesma.

Por outro lado, dificilmente conseguirá que lhe concedam um financiamento a 100%. Ou seja, prepare-se para ir buscar às suas poupanças pelo menos 20% do valor do imóvel.

Actualmente, é imprescindível que faça um investimento de capital. No entanto, alguns bancos propõem-lhe a aquisição de créditos pessoais destinados a suportar o investimento exigido.

Se faz sentido ou não, é outra questão! Até porque outro aspecto tido em atenção é exactamente a existência de outros encargos bancários.

Porque motivo quer comprar casa? Que imóvel pretende adquirir?

O banco precisa de o conhecer para lhe confiar um montante significativo. Porque razão pretende comprar casa? Como é composto o seu agregado familiar? Estado civil, idades, histórico bancário: tudo é analisado pela instituição bancária. Fazer um pedido com dois titulares ou apresentar um fiador ajuda certamente!

Por outro lado, o imóvel que pretende adquirir também é um factor decisivo, uma vez que é a garantia do Banco. Para além do preço, também a qualidade da construção, a localização, as acessibilidades e portanto o próprio valor que o banco atribui ao imóvel são considerados.

Verifique todas as condições da habitação que pretende adquirir. Para isto pode contar com o nosso apoio, já que no site do Imovirtual encontra todas estas informações discriminadas nos anúncios. Um conselho: escolha um imóvel que, tendencialmente, vá valorizar.

credito habitacao 3

Depende do banco

Nos bancos da zona Euro existe uma taxa de referência para todos os empréstimos: a EURIBOR. Esta serve de base ao cálculo das prestações para todo o tipo de créditos, integrando a seguinte fórmula:  EURIBOR + SPREAD = TAXA DE JURO. Por spread bancário entenda o valor percentual que o banco aplica, ou seja, a margem de lucro do mesmo.

As taxas de juro

A taxa de juro é talvez o principal a ter em conta na hora de pedir um empréstimo, pois determina quanto é que irá pagar pelo mesmo. É importante saber que estas taxas se adaptam ao contexto económico. Ou seja, quando a economia está em crescimento elas sobem, incentivando a poupança, e em momentos de contracção económica, as taxas de juro descem, incentivando o investimento.

No seu empréstimo à habitaçao precisará de optar por uma taxa fixa ou uma taxa variável. Tal como o nome indica, se fizer um empréstimo com uma taxa de juro fixa, sabe que pagará sempre a mesma prestação todos os meses, pelo menos durante os anos em que o banco garante esta taxa.

Por outro lado, a taxa variável varia consoante a Euribor e, portanto, consoante o contexto económico.  Assim, sabe que em momentos de crescimento da economia a sua prestação irá aumentar enquanto que em períodos de recessão a prestação irá diminuir, acompanhando provavelmente as mudanças salariais.

Actualmente as taxas euribor estão em niveis historicamente baixos o que incentiva o consumidor a optar por pedir empréstimos com taxas de juro variáveis. Contudo os bancos alertam: esta situação não vai durar e as prestações vão comecar a subir nesta modalidade. Desta forma vendem a ideia da taxa fixa, pela máxima da prevenção.

credito habitacao 4

Seguros?

Para adquirir um crédito à habitação pode ser-lhe solicitado que contrate dois seguros: O seguro Multiriscos e o Seguro de Vida. O Seguro Multiriscos destina-se a proteger o imóvel em caso de danos, como incêndios, por exemplo. Já o Seguro de Vida protege os titulares do empréstimo no caso de morte ou de invalidez.

Amortizações

É possível fazer alterações ao contrato? E adiantamentos? O prazo do empréstimo é acordado entre o banco e o consumidor e os juros são fixados de acordo com o mesmo. No entanto, é possível fazer alterações, sendo que as condições em que estas poderão ocorrer estão previamente definidas.

Pode solicitar um aumento ou redução dos prazos, estando sempre dependente da aprovação do Banco. Por outro lado, pode fazer um pagamento adiantado: reembolso antecipado. Este pode ser total ou parcial.

Normalmente, ser-lhe-á cobrada uma comissão, mas a lei estabelece limites para a mesma.

Avance sem medoscredito habitacao 5

Se reúne toda a informação, documentação e condições necessárias, avance sem medos. Peça o seu financiamento e invista na estabilidade de ter uma casa própria.

É certo que está a adquirir um compromisso por muitos anos, mas um imóvel pode ser mais do que uma casa: um lar para a vida toda

Em que podemos ajudar?

No site do Imovirtual encontra dicas preciosas. Consulte aqui, 7 artigos reunem informações e conselhos relevantes para o apoiar. No Imovirtual queremos que a sua experiência de compra de um imóvel seja a mais completa e agradável possível. Por isso, procuramos resumir tudo o que necessita saber antes de adquirir um crédito para comprar um imóvel.