Vai comprar um imóvel, mas tem dúvidas sobre qual será a melhor opção para si? Verifique as vantagens de comprar casa usada ou a estrear e tire as suas conclusões.

De acordo com o Observatório da Mercado da Habitação, comprar casa é ainda a primeira opção para a maioria dos portugueses – mesmo os jovens até aos 29 anos manifestam esta intenção”. A decisão de comprar casa traz a questão: Que tipo de casa procura? Uma casa nova ou usada?

Existem vantagens e desvantagens para casa uma das opções. A decisão depende da situação familiar, económica, pessoal, profissional e claro nos seus objetivos.

Vejamos:

  • Uma casa a estrear exige menos custos de manutenção uma vez que tudo é novo. Já uma casa usada pode exigir custos ou reformas profundas.
  • A personalização é muito maior numa casa nova, que pode decorar e organizar a seu gosto. Se a aquisição visar a fase de construção, pode inclusive escolher materiais e decidir a disposição dos espaços. Claro que esta opção é mais dispendiosa do que comprar uma casa já pronta.
  • Por falar em construção, podemos sempre mencionar a utilização de materiais de menor qualidade ou problemas com o construtor. Construir permite-lhe uma maior margem de manobra e liberdade criativa, mas exige um maior envolvimento e mais preocupações.

Verifique todos os procedimentos necessários para a construção.

  • Por norma as casas usadas são mais amigas da carteira do que as casas novas. Dependendo da localização e das condições da habitação, é possível que compense escolher esta hipótese. Neste caso, é importante ter em consideração o estado de conservação do imóvel, a sua data de construção e a opinião dos anteriores moradores, por exemplo.

Sabia que a maioria das casas vendidas no nosso país são usadas? A decisão deve resultar de uma ponderação de fatores: preço, localização, estado do imóvel.

Seja qual for a opção à sua medida, o primeiro passo em direção à casa dos seus sonhos é visitar o site do Imovirtual onde encontra desde terrenos para construção a imóveis usados para todos os gostos.

Leia também: “5 erros a evitar no momento de comprar um imóvel”