Nem todos os anúncios que chegam às plataformas de mediação imobiliária são propostas reais.

Por vezes alguns anúncios são mesmo falcatruas para lucrar com quem procura casa com urgência e não tem grande conhecimentos dos procedimentos online. Dizemos-lhe quando deve desconfiar de um anúncio.

  1. Fotografias de catálogo

A fotogaleria que acompanha um anúncio é essencial para ilustrar a sua descrição. Além de aumentar a percentagem de visualizações daquele anúncio, pode muito bem determinar o interesse de possíveis compradores.

No entanto, se lhe parecerem fotografias demasiado bonitas ou arranjadas, desconfie. Mesmo que tenham sido feitas profissionalmente, nunca vão parecer de catálogo. Por isso, se a sua intuição o fizer desconfiar do que está a ver, guarde a fotografia e pesquise-a no Google.

A isto chama-se pesquisar por imagem. Se esta já tiver sido utilizada num outro site e estiver online vai constar dos resultados. Se a encontrar a ilustrar o site de algum alojamento ou hotel saberá que está perante um anúncio falso.

  1. Descrição pouco detalhada

Toda a informação deve estar na descrição. Se o vendedor realmente estiver empenhado no negócio vai dar-lhe toda a informação logo através da descrição do anúncio. Se tiver de o contactar para pedir mais detalhes e o vendedor for esquivo, desconfie.

  1. Contactos impessoais

Imagine que passa pelas etapas anteriores e não deteta nenhum sinal alarmante, mas depois, no momento de falar com o vendedor ele apenas fornece o e-mail e descarta as chamadas telefónicas. Está na altura de começar a analisar a situação com outros olhos.

Se para mais não lhe quiser mostrar a casa por 1) estar ocupada; 2) não estar pronta para ver, etc… então está a lidar com um anúncio falso.

A escrita é outra pista de embuste. Se, por e-mail, o vendedor não for fluente em português ou der muitos erros e se apresentar como estando fora do país e, por isso, não lhe conseguir mostrar a casa então pode e deve denunciar o anúncio porque certamente é falso.

O SINAL MAIS ALARMANTE: em nenhum momento, um vendedor sério e real lhe irá pedir adiantamento de dinheiro antes de celebrar o contracto de compra/venda ou arrendamento, ou mesmo antes de ver a casa. Por muitas promessas que lhe faça, nunca mas nunca adiante dinheiro sem ter a certeza absoluta ou uma garantia de que, de facto, a casa é sua. Não se deixe burlar. Fique atento!

Na hora de vender casa esteja atento e sabia que erros deve evitar!