Aqui pode encontrar excelentes oportunidades. Confira as vantagens e desvantagens de adquirir um imóvel penhorado pelo Banco!

Comprar uma casa penhorada consiste em adquirir um imóvel que pertence a uma instituição bancária. Falamos de retomas resultantes do não cumprimento de pagamentos de créditos à habitação.

Quando os proprietários deixam de pagar o empréstimo ao banco, esta instituição procede à penhora. No entanto, os bancos não têm interesse em ficar com estes imóveis. Pelo contrário! Pretendem vendê-los, o mais rapidamente possível, para reaverem parte da dívida do cliente.

Por isto mesmo, os preços são inferiores ao normal e o crédito para as adquirir facilitado. Comprar um imóvel penhorado pode constituir uma boa oportunidade de negócio. Verifique vantagens e desvantagens:

VANTAGENS

Preços muito atrativos

Como pretendem vender o imóvel rapidamente, as instituições bancárias colocam-nos à venda a preços baixos, em comparação com o praticado no mercado imobiliário. Por vezes, as casas são vendidas pelo valor em dívida do anterior proprietário.

Financiamento total, acessível e praticamente garantido

Spreads mais baixos e financiamentos até 100% do valor dos imóveis. Nestes casos, o crédito à habitação é facilitado e mais barato.

Isenção de comissões e outros encargos

Geralmente, o cliente não é obrigado a adquirir outros produtos e/ou serviços bancários para além do crédito propriamente dito. Isto é, dispensa avaliações, comissões, registos provisórios…

Prazos de pagamento alargados

As vantagens são visíveis, também, ao nível dos prazos de pagamento do crédito. Estes são alargados podendo ir até aos 50 anos.

DESVANTAGENS

Localização periférica de grande parte dos imóveis

Muitos imóveis nesta condição estão localizados nas periferias das cidades. Ou seja, nem sempre a localização é a mais atrativa, dependendo das suas preferências.

Oferta limitada

A oferta é limitada e as casas existentes podem não lhe agradar. Não terá tanto por onde escolher como se procurasse uma casa em condições normais.

Necessidade de obras e remodelações

É possível que alguns imóveis necessitem de investimento em obras, reparações, remodelações, etc. Analise este aspeto antes de proceder à compra. Faça as suas contas!

Dívidas a mais do que uma instituição

A situação complica-se no caso da existência de mais do que uma divida, ou seja, quando o imóvel está penhorado por mais do que uma entidade.

Neste caso, estará a adquirir apenas uma parte da casa e a “herdar” as restantes dívidas. Um exemplo clássico: os incumprimentos com o condomínio.

O antigo proprietário recusa-se a abandonar o imóvel

Pode acontecer que o antigo proprietário da habitação penhorada se recuse a abandoná-la. Neste caso pode ser necessária uma intervenção policial e judicial, nada agradável.

Casas penhoradas: sim ou não?

Entre vantagens e desvantagens, a aquisição de uma casa penhorada é, por norma, um ótimo negócio. Talvez seja a oportunidade que esperava para fazer um investimento vantajoso.

Pode encontrar este tipo de imóveis nas páginas dos bancos ou através de agências.