Se está a pensar em adquirir uma casa (apartamento ou moradia) pode deparar-se com uma dúvida: comprar uma casa nova, já pronta a habitar, ou comprar uma casa antiga e embarcar na aventura da remodelação?

É certo que um imóvel pronto a habitar tem, por norma, um preço superior, com características semelhantes (tipologia, área, etc). E sim, é possível fazer bons negócios. No entanto, muitas vezes o custo das obras necessárias é elevado e pode ser superior ao esperado.

Comprar para remodelar: Será que compensa?

Não existe uma resposta definitiva para esta questão. Porém, um planeamento bem feito permite evita imprevistos de maior. Pondere fazer as coisas por conta própria – pôr as mãos na massa. Porém, se não é especialista na matéria, o melhor é recorrer a quem o seja.

Contrate uma empresa que faça a mediação das obras, ou encontre profissionais das áreas necessárias: canalização, eletricidade, pintura, carpintaria, entre outras. Peça opiniões e orçamentos. E não poupe neste aspeto. Peça bastantes!

Tenha em conta o lado burocrático: vá à Câmara Municipal, à Conservatória do Registo Predial, às Finanças e certifique-se das condições legais do imóvel que quer adquirir e das obras que pretende realizar.

Para obras de maior, aconselhe-se com um arquiteto. Em questões legais, com um advogado. Evite surpresas desagradáveis como derrapagens nos orçamentos e nos prazos da obra, trabalhos mal feitos ou que diferem do projeto original, e outras dores de cabeça. Contudo, esteja sempre preparado para deslizes, quer orçamentais quer temporais.

casa pronta a habitar remodelar 1

Está disposto a esperar e a dedicar o seu tempo à casa?

O tempo é um aspeto fundamental, porque remodelar uma casa exige disponibilidade, além de paciência. Para uma casa de 100 m2, o tempo de remodelação varia entre os 4 e 8 meses e custará em média 15.250 €. Os acabamentos desejados, o tipo de trabalho, o número de horas despendidas e o tamanho da área a ser remodelada determinam os custos totais do projeto. Existem vários simuladores disponíveis online, gratuitamente, onde pode aferir o valor exato para a casa que tem em mente. Se comprar pronto, não precisará de um planeamento tão demorado nem de esperar que as obras acabem.

Se está disposto a um grande envolvimento, pode avançar para uma remodelação. O esforço irá certamente valer a pena, porque poderá monitorizar todo o processo, e renovar a casa a seu gosto. Se, caso contrário, quer mudar-se o quanto antes e sem preocupações, opte por adquirir um imóvel pronto a habitar.

casa pronta a habitar remodelar 12jpgEntão, como é que comprar “pronto a habitar” compensa?

Comprar um imóvel já pronto, compensa no sentido em que evita preocupações, não perde tempo e, como o próprio nome indica, está pronto para que se mude de malas e bagagens.

Por vezes, compensa inclusive nos preços, porque o valor despendido em obras pode ser superior, a título pessoal. Sobretudo se não tiver conhecimento de causa no que diz respeito a obras, a materiais, etc.

Tudo depende, portanto, daquilo que procura e que mais lhe convém.

O Imovirtual pode ajudar!

No nosso site encontra milhares de anúncios entre imóveis prontos a habitar ou para remodelar.

Em todos os nossos anúncios encontra diversas informações relevantes sobre os imóveis. Assim, pode comparar preços e fazer as suas contas. Pode também pedir mais informações ao anunciante. Tem sempre a hipótese de entrar em contacto com o mesmo, através do site.

Desta forma, poderá tomar uma decisão consciente baseada na ponderação de diversos fatores. A palavra de ordem é planear.