Se está na dúvida entre investir ou não num imóvel, este artigo é para si. Quando chegar à última linha esperamos que as suas dúvidas se tenham dissipado.

Quando a questão passa a ser “devo?” em vez de “consigo?” existem prós e contras que pesam na decisão final. Aqui deixamos-lhe as vantagens de possuir um imóvel, já que as desvantagens por vezes apresentam contornos mais pessoais.

Ao comprar casa está a contruir património, quer isto dizer, que está a adquirir um bem imobiliário que lhe pertence e vai estar em seu nome. Mesmo que eventualmente decida mudar de casa ou mesmo de cidade, há formas de rentabilizar esse investimento, como é o caso do arrendamento, ou mesmo revenda.

Além disso, como o mercado é mutável e depende do ciclo económico, a sua casa pode valorizar (ou não). Pode tomar em mãos essa tarefa e, por exemplo, construir uma piscina ou apostar em obras de alargamento ou recuperação, que vão automaticamente valorar a sua habitação.

E esse é outro dos pontos fulcrais de quem comprar casa – a liberdade para fazer dela o que quiser, além de que deixa de ter de dar satisfações a um senhorio(a).

Olhando para o mercado imobiliário em Portugal, que está numa fase de expansão – mesmo exponencial em algumas cidades, como Lisboa – a mensalidade a pagar ao banco (caso peça um empréstimo) vai ser, quase certamente, inferior à renda que pagaria por um imóvel semelhante ao que arrendar.

Vantagens de investir no mercado imobiliário:

  1. Retorno

Se comprar um imóvel opte por: vender mais caro para gerar lucro ou então arrendar para garantir uma renda fixa. Se comprar uma casa em ruínas e a recuperar está a acrescentar-lhe valor e vai conseguir revendê-la a um valor mais elevado. Mas não se esqueça que também acarreta encargos (IMI, por exemplo), por isso assegure-se de que tem o capital para investir.

  1. Segurança

De entre todos os investimentos, este é aquele que tem uma maior estabilidade, visto que mesmo que desvalorize, o imóvel continua a ser um bem próprio. As oscilações do mercado são constantes, portanto como desvalorizou, também pode valorizar. Basta olhar para o mercado português.

  1. Possibilidades

Imóvel não é sinónimo de habitação. Pode optar por escolher investir num terreno, garagem, lojas ou escritórios. Depende do montante que quer investir e do seu objetivo: comprar para vender, comprar para arrendar, comprar para recuperar, etc.

O Imovirtual compila centenas de anúncios de venda de imóveis, de norte a sul de Portugal, por isso se já não tem dúvidas, o melhor mesmo é começar essa pesquisa.