Por inexperiência ou impulsividade, saiba que erros deve evitar no momento de comprar casa. Comprar um imóvel é um passo grande e importante e, por isso, deve tentar acautelar todas os cenários.

1 – Avalie bem os imóveis

Não se deixe convencer imediatamente. Seja curioso e questione. As fotografias vão favorecer os imóveis, um determinado ângulo pode valorizar uma divisão ou aspeto da casa e deixar outros de lado. Visite a casa, demore o tempo que for necessário, avalie todos os detalhes, peça opiniões e revisite-a se achar necessário. Se decidir comprar o imóvel tem de ter a certeza que é uma decisão ponderada e analisada e não repentina.

2 – Faça um orçamento realista

Antes de começar a sondar o mercado, faça uma avaliação do seu património. O banco avaliará a viabilidade financeira e só depois saberá se terá direito a crédito. Só assim consegue ter uma ideia do orçamento que tem para gastar. Por norma, terá de pagar 20% do valor do imóvel à cabeça, uma forma de sinalizar a casa e a sua intenção de compra. No momento de contratualizar o empréstimo tenha atenção à modalidade que escolher (fixa ou variável), ao spread e saiba que, a longo prazo, pode mudar o seu empréstimo de banco, consoante o que melhor lhe convier.

3 – Verifique a documentação

Quando tomar a decisão de avançar com o negócio tente sempre negociar o valor e peça toda a documentação obrigatória e verifique-a. A documentação tem de estar atualizada e regularizada: o imóvel tem de ter apenas um dono e a sua planta tem de estar conforme a original.

4 – Não guarde as dúvidas para si

Quaisquer dúvidas que surjam durante o processo de procura-compra-venda de um imóvel devem ser esclarecidas. Não guarde nenhuma questão com receio de a resposta ser óbvia. Para quem não domina o mercado imobiliário, é essencial que se sinta o mais confortável possível a lidar com as suas burocracias.

5 – Avalie os custos adicionais

Para além do preço a pagar pela casa, tem ainda custos adicionais: o da escritura (que por vezes é oferecido pelo vendedor), impostos e, mais para a frente, condomínios e manutenção. Terá de pagar o IMT e o Imposto Selo.

Evite estes erros e saberá que está a fechar um bom negócio para si, agora e a longo prazo.

Quer saber mais sobre o crédito à habitação? No nosso blog tem toda a informação de que necessita.