Está a tirar o máximo partido do seu imóvel? Temos cinco dicas para o rentabilizar ao máximo.

Sabemos que Portugal é cada vez mais procurado por turistas e que, em cidades como Lisboa e Porto, a procura de casas para arrendar cresce a um ritmo galopante.

Tem um apartamento ou moradia desocupada? Esta é a melhor altura para a colocar no mercado, porque a taxa de retorno no mercado imobiliário está em altas.

Seja qual for a sua intenção, se pretende rentabilizar ao máximo um imóvel confira estas cinco dicas para que a “missão” seja bem-sucedida.

  1. Decida que modalidade é mais rentável

Arrendamento? Alojamento local? Aluguer para férias? Existem muitas formas de rentabilizar um espaço. Tudo vai depender das características do imóvel, das intenções e ponderação dos prós e contras.

Se só tem a casa disponível no mês de agosto, pode alugá-la para férias. O alojamento local é cada vez mais procurado por turistas e, neste caso, o fator localização é crucial.

Se deseja alguma estabilidade e um rendimento mensal fixo, opte pelo arrendamento a longo prazo.

Qual a melhor opção para si? A resposta não é a mesma para todos os imóveis pois depende das características de cada um. A decisão certa permitir-lhe-á rentabilizar a sua casa ao máximo.

  1. Arrendar o todo ou por partes

Arrendar um T3 não é a mesma coisa do que arrendar três quartos. Arrendar um quarto é muito comum entre jovens, especialmente universitários pois fica-lhes mais em conta do que arrendar um apartamento completo.

Para o proprietário pode compensar, no caso de o imóvel ter mais do que um quarto. Considere esta opção se na sua própria residência existir um quarto desocupado. Já pensou que pode alugá-lo e ganhar um extra mensal?

  1. Saiba que valor pedir. Conheça os seus clientes!

Para rentabilizar o seu imóvel, é preciso que saiba quanto pedir por ele. Faça uma pesquisa para estar a par dos preços praticados na sua zona, em apartamentos com as mesmas características que o seu, etc.

O ideal é que o valor pedido pelo aluguer ou arrendamento seja coerente com os valores do mercado. Desta maneira não cairá no erro de receber menos do que deveria.

  1. Aumente o número de divisões ou otimize as já existentes.

Quanto mais divisões, mais vale uma casa? Seja para arrendamento a longo prazo ou temporário, quanto mais acomodações forem possíveis, maior a rentabilidade.

Pode optar por subdividir divisões. Transforme uma sala muito ampla em dois quartos, por exemplo. Outra opção passa por otimizar os espaços já existentes sem alterar a disposição dos mesmos.

Um sofá-cama permite instalar mais uma ou até duas pessoas, em caso de aluguer para turismo. Mesas extensíveis, armários multifuncionais, beliches, camas altas, ilusões de espaço, cores claras nas paredes: são vários os truques para rentabilização do espaço.

  1. Recorra a um profissional imobiliário

Para rentabilizar o seu imóvel da melhor forma possível procure a ajuda de um especialista na matéria. Um consultor ou mediador imobiliário saberá, de antemão, se os valores e as ideias que tem em mente são viáveis.

Conhecedor do mercado, preços praticados para as diferentes tipologias e modalidades, a ajuda deste profissional ser-lhe-á extremamente útil. Afinal trata-se de alguém que lida diariamente com este tipo de negócios.

  1. Dica extra – Publique o anúncio no Imovirtual

Independentemente da intenção, anuncie-a no nosso site. No Imovirtual pode publicar anúncios para venda, arrendamento ou aluguer para férias, para um público de milhares de pessoas.