Tem pouco espaço na casa de banho? Confira 5 dicas de arrumação e organização para esta área.

O conforto nas nossas casas passa também pela organização dos espaços da melhor forma possível. A casa de banho não foge à regra. Afinal, é nesta divisão do lar que realizamos rotinas de higiene, cuidado e relaxamento absolutamente essenciais no quotidiano.

Tem uma casa de banho pequena e arrumar tudo é uma dor de cabeça? Confira 5 dicas que vão fazer de si um verdadeiro mestre na otimização do espaço.

 

1) Móveis à sua medida

Já pensou em mandar fazer móveis por medida? Desta forma, consegue guardar vários itens (máquina de barbear, secador de cabelo, toalhas, maquilhagem, etc) longe de olhares curiosos e protegê-los da humidade normal da casa de banho.

Estes móveis vão ocupar apenas o espaço que lhes destinar. Coloque-os em pontos estratégicos da casa de banho, como por exemplo, de forma a aproveitar as esquinas.

O mesmo se aplica às louças: lavatórios e sanitas. Estes poderão estar dispostos de forma suspensa, aproveitando espaços à partida por explorar.

Dica: Ao colocar o lavatório no canto de uma das arestas da divisão poupará espaço precioso na casa de banho.

2) As paredes podem ser mais úteis do que pensa.

Use e abuse das suas paredes. Vivemos num espaço tridimensional, certo? Retire proveito do eixo-altura, na falta de espaço no eixo- largura!

dicas espaço casa de banho

O uso de armários e/ou estantes poderá, de forma simples e eficaz, ajudar na organização.

Coloque prateleiras nas áreas de menor circulação (ex. Por cima do vaso sanitário, sobre o lavatório ou até mesmo no cimo da porta).

3) Caixas e cestos

Para manter o espaço seccionado e limpo, aconselhamos que compre um pack de caixas e cestos a condizer com o ambiente.

Além de compactar os objetos e produtos por categoria, facilita o acesso.

4) Portas funcionais, por favor!

Já pensou que as portas tradicionais, que abrem para dentro da divisão, retiram imenso espaço?  O ideal será optar por portas de correr. Em alternativa, certifique-se que as portas abrem para fora e não para dentro do espaço, por exemplo.

5) Pequenos truques aumentam o espaço livre ou a noção deste
  • Se vive bem sem um banho de imersão, sugerimos que troque a sua banheira por um duche.
  • Opte por materiais como o vidro, espelho, inox, etc, que contribuem para uma noção de espaço mais amplo e limpo. A luminosidade também é uma boa aliada neste aspeto.
  • Mantenha-se afastado das cores escuras. Prefira cores claras e clean.
  • Evite padrões

Todas estas dicas funcionam individualmente, mas ainda melhor quando implementadas em conjunto. A otimização do espaço é essencial para o aproveitamento das divisões em pleno.

Retire mais ideias na nossa página de Decoração e Design !
Leia também: “Decoração e arrumação do imóvel, antes de o colocar à venda”