Já foi considerado um material démodé até ter voltado em força: primeiro conquistou o mundo da moda e agora atira-se à decoração de interiores sem medos.

Nos últimos anos era nem vê-lo. O veludo passou uma temporada fora do mundo da moda, considerado um tecido antigo e deselegante. Esta fase menos gloriosa do veludo durou pouco tempo e agora está em todo o lado, decoração de interiores inclusive.

No entanto, por ser um tecido pesado, a única regra é não abusar no seu uso. Assim pode forrar um sofá ou poltronas com ele para dar um ar sofisticado à sua decoração de interiores.

As cores mais recorrentes são o bordeaux, verde, azul, nude ou lilás. Em divisões pequenas opte por cores claras como as duas últimas. No entanto, se espaço não for problema, deixe-se levar pela imaginação e escolha a cor que mais apelar ao seu gosto.

Em que divisão se deve usar veludo?

No quarto, pode aprimorar a decoração, incluindo almofadas em veludo. Com uma textura macia, este material é brilhante e complementa na perfeição qualquer outro tecido. Se a sua decoração de interiores for minimalista dê-lhe uma pitada de extravagância optando por almofadas e fronhas de vários materiais e texturas. Num sofá, o melhor par do veludo é o couro, para um ar sofisticado.

O veludo é considerado um dos tecidos-tipo das estações mais frias, por ser quente. O que não invalida que o use na Primavera/Verão. Só não é o tecido ideal para decorar uma casa de praia, por exemplo. Ainda assim, na sua composição pode ser emparelhado com tecidos mais leves para que não tenha de o excluir da decoração na primavera e verão.

Evite-o em divisões mais propícias a acumular sujidade e pó, já que o veludo é um tecido frágil. Mantenha-o fora da cozinha e, se for o forro de um sofá, tome medidas extra de proteção e cuidado.

Evite veludo branco, correndo o risco de ter de substituir o tecido em poucos meses de utilização.

Dica: olhando para as tendências de decoração para 2018 e para o sucesso do cor-de-rosa, este é o momento certo para aderir a duas tendências de decoração sem grande compromisso: compre uma poltrona de veludo rosa ou de qualquer outro tom desse espectro de cor e ofereça-a à sua casa.

No final retenha que o veludo é um elemento-chave para uma decoração contemporânea de olhos postos no passado, que acrescenta um je ne sais quoi vintage ao ambiente da sua casa.

Se pretende mudar a decoração da sua casa na mudança de estação, então a tendência de decoração tropical chama por si. Saiba quais são os seus elementos principais.