Nem sempre nos sentimos em casa na nossa própria casa. Para que esteja sempre confortável no seu espaço privado é necessário que viva em harmonia consigo mesmo e com a sua casa. Para isso o feng shui pode ser a resposta.

O feng shui é uma corrente de pensamento de origem chinesa que se baseia na crença de que cada pedaço de terra ou edifício tem a sua própria vibração, influenciada pelo ambiente circundante. Essas vibrações podem também afetar, de forma positiva ou negativa, o corpo e a mente de quem lá habita ou frequenta os espaços.

Esta corrente foi buscar inspiração à natureza e à sua forma de organização orgânica. Na sua língua de origem, “feng” significa vento e “shui” água, o que apenas demonstra a sua grande conexão à natureza. O objetivo do feng shui é que os ambientes e objetos deixem a boa energia flua sem obstáculos.

Na decoração, a ideologia milenar do feng shui assenta em algumas dicas essenciais. Na entrada deve evitar colocar espelhos em frente à porta para que não expulsem a sorte.

A alternativa? O corredor, por exemplo. Os espelhos são mesmo algo a evitar; os restantes objetos de decoração são bem-vindos. Como em qualquer outra tendência, esta área da casa deve ser bem iluminada.

Para estabilidade e proteção, encoste móveis como os sofás ou a cama à parede. Dá-lhe uma visão ampla e limpa da divisão e evita o movimento de olhar por cima do ombro. Em espaços de relaxamento, é aconselhável que escolha cores neutras e da natureza e as combine com outras mais arrojadas, de forma harmoniosa.

decoração na sala de estar

Se a decoração é uma preocupação, dê uma espreitadela às nossas recomendações de mobiliário vintage!

Já na cozinha deve haver uma boa iluminação e os eletrodomésticos como o fogão, o micro-ondas e o forno, todos ligados ao elemento do fogo, devem estar separados do frigorífico e máquinas de lavar, do elemento oposto, a água.

Não falámos das casas de banho, mas porque não ficar a par das tendências mais recentes para esta área fundamental da casa?

Em qualquer divisão deve acrescentar plantas para que o contacto com a Natureza esteja presente no seu dia-a-dia.

No entanto, deve evitar:

  • Móveis e objetos com arestas pontiagudas;
  • Quadros ou imagens violentas;
  • Relógios desregulados ou que não funcionem;
  • Uso excessivo de cores escuras, como por exemplo na roupa de cama
  • Acumular objetos, papéis e roupa

Aplique as boas energias do feng shui na decoração da sua casa e vai ver que elas lhe vão chegar reforçadas.

Está à procura da sua casa de sonho? Descubra as nossas sugestões.