O estilo vintage nunca vai sair de moda, por isso não tenha receio de arriscar numa peça antiga que acrescenta personalidade à sua casa. A verdade é que dificilmente alguém terá uma igual à sua. Fique a saber onde pode arriscar encontrar alguns achados.

O estilo vintage é tão carismático que, independentemente do estilo com que tenha decorado a sua casa, encontra mobiliário ou peças de decoração que combinem. O que é afinal o vintage? Neste caso específico refere-se a mobílias antigas, mas de qualidade e com um charme irresistível.

Em qualquer cidade, por norma, são organizadas feiras da ladra ou feiras de velharias, por isso seja seu frequentador(a) assíduo(a). No meio de roupa, acessórios, livros e outras peças antigas, vai de certeza encontrar vendedores de artigos para casa. E não falamos só de mobília, mas também de louças e decoração. Se na sua cidade-natal não for uma prática recorrente, não se preocupe.

A oferta estende-se ao mundo digital. Se procura uma peça específica será mais fácil fazer a pesquisa no site do OLX, uma plataforma digital de venda de produtos, neste caso, novos, usados ou antigos. Guarde as suas preferências de pesquisa e o site irá alertá-lo para o e-mail sempre que alguém anúncio fizer correspondência.

Em Lisboa e no Porto vai encontrar, na Vintage Department, móveis antigos, mas especialmente peças da era industrial. Assim, se esta for a época que deseja recuperar na sua própria casa, não deixe de visitar os seus espaços físicos. Se por acaso tiver herdado um móvel antigo, não se desfaça dele. Também existem lojas especializadas em recuperar peças antigas, cujo potencial os seus donos possam não visualizar. Lojas como a Vintage 66 e outras espalhadas de norte a sul podem cuidar, e mesmo recuperar, qualquer tipo de mobília.

Em termos de decoração são muito mais as lojas espalhadas pelo País. Mesmo depois de ler o nosso artigo faça uma pesquisa específica pelo tipo de decoração ou móvel que procura. Antes de lançar mãos à obra é importante que entenda a diferença entre vintage e retro, para que não compre um a pensar que é o outro. O estilo retro imita peças antigas com materiais modernos e mesmo novos designs. Quer isto dizer que não está a comprar um produto com história, mas sim a sua imitação.