Vai colocar uma casa à venda? Confira as dicas de decoração e arrumação que aceleram o negócio e ajudam a conseguir o melhor preço.

Antes de começarmos, o fundamental: dedique tempo à organização, limpeza, arrumação e decoração da casa que vai colocar no mercado. Existem vários motivos que podem dificultar a venda e que nem sempre podemos alterar, como a localização, a envolvente urbana, o preço, e até o estado de conservação.

Com as dicas que lhe apresentamos neste artigo não precisa de gastar mundos e fundos em obras e reparações, até porque uma grande reforma também pode afastar possíveis compradores. O objetivo é que saiba potenciar o seu imóvel para vendê-lo rapidamente.

Ficam as dicas dos profissionais:

LIMPEZA

A aparência é muito importante num negócio de compra ou venda de um imóvel.

Para mostrar todo o potencial dos espaços, faça uma limpeza a fundo antes da chegada de potenciais compradores. Aspire tudo, limpe desde o piso aos vidros, invista em produtos para eliminar manchas e odores desagradáveis, etc.

Preste atenção às casas de banho, assegurando que os sanitários estão limpos. Portas e tampas fechadas!

Queremos que o comprador interessado veja a casa no seu máximo esplendor e que não se desagrade com sujidade ou maus cheiros.

REPARAÇÃO

Mesmo que não tenha investido em grandes reparações, tente arranjar o básico como torneiras que pingam, pequenas infiltrações e rachas ou manchas nas paredes.

Se puder pinte as paredes de uma cor neutra e de preferência clara, para dar uma ilusão de maior amplitude aos espaços. Quanto mais renovada, fresca e pronta a habitar parecer a habitação mais atraente será aos olhos dos compradores.

Além disso, estes aspetos conferem valor ao imóvel, pelo que pode conseguir vendê-lo por mais do que inicialmente tinha pensado.

A maior parte dos clientes procuraram fazer uma compra chave na mão, sem preocupações posteriores com este tipo de detalhes. Ficarão agradados se tudo estiver prontinho na hora da aquisição.

ARRUMAÇÃO

Muita tralha e desarrumação atrapalham qualquer negociação. Procure reposicionar ou até retirar móveis de forma a tornar as divisões mais amplas e acessíveis para todos os gostos.

Divisões muito cheias, com muita mobília, podem dar a impressão de que os espaços são pequenos e apertados. Retire tudo o que não faz falta, partido ou em mau estado de conservação. Objetos pessoais e fotografias também não são bem-vindos.

Arrume e organize as gavetas e armários, para que os clientes tenham noção da capacidade de arrumação da casa.

DECORAÇÃO

Sabia que um imóvel decorado pode valer 30% mais do que outro com as mesmas características? Um design de interiores apelativo pode ser a chave para um negócio de sucesso. Não tem dinheiro para investir em móveis e elementos decorativos? A boa noticia é que é possível aproveitar o que já tem e criar um ambiente funcional e apelativo.

Procure inspirar-se em diferentes estilos de decoração. Pode encontrar várias dicas no nosso blog!

Entretanto, procure conjugar os seguintes elementos:

  • Cores neutras e claras – dão a impressão de espaços maiores e de um ambiente mais leve e confortável.
  • Menos é mais – aposte no básico. Bem ao estilo escandinavo!
  • Espelhos pela casa – dão a impressão de espaços mais amplos.
  • Plantas e flores naturais – colocadas em pontos estratégicos conferem frescura e modernidade ao ambiente.
  • Ambientador com aroma agradável, como por exemplo, baunilha.
  • Iluminação estratégica – a iluminação certa dos espaços potencia-os!
  • Casas de banho funcionais e bem-decoradas.

Preparado para decorar o seu imóvel e torna-lo mais atrativo?