Já ouviu falar em painéis falsos? São uma boa dica para remodelar uma divisão. Confira!

Por vezes sentimos vontade de mudar, verdade? Outras vezes precisamos mesmo de o fazer. Em casa, podemos precisar de remodelar uma ou várias divisões e existem formas simples e fáceis de o fazer.

Em primeiro lugar, pense no sítio onde quer atuar e retire tudo o que o ocupa. Assim terá “o caminho-livre” e margem para manobras.

Sabe como utilizar painéis falsos para dividir espaços?

Uma divisória amovível, tal como o nome sugere, é um elemento arquitetónico que não faz parte da estrutura da casa. Tem como função separar ou vedar um determinado espaço e pode ser construída em vários materiais.

Muitas vezes, são utilizados este tipo de painéis falsos para isolamento de um espaço de trabalho, por exemplo, ou para criar uma divisão entre secretárias.

A facilidade de transporte e aplicação, a durabilidade, a rapidez e a possibilidade de adaptação sempre que necessário são algumas das principais vantagens destes painéis.

Por outro lado, a diversidade de materiais à escolha e a possibilidade de isolar térmica e acusticamente um espaço, também são aspetos favoráveis a ter em conta.

Os painéis falsos, podem também ser personalizados consoante a sua necessidade e estilo.

Podem ser opacos, que não deixam passar luz, ou ocultos que não são visíveis de forma óbvia. Ou em vidro, que dão uma sensação de maior amplitude aos espaços – há soluções para todos os gostos.

Existem também painéis criados para deslizar de forma a dividir ou unir divisões conforme necessário.

Uma outra vertente do mesmo conceito: os tetos falsos não são mais do que painéis que cobrem, no lado inferior, pisos ou coberturas e que cumprem funções como  “tapar” a estrutura do andar superior, proteger em caso de incendio, permitir um melhor design interior, proteger tubagens ou cablagens, etc.

E então, pronto para “pôr mãos à obra”?

Leia também: “Guia para renovar a casa: os projectos favoritos dos portugueses para 2018”

Ver imóveis no Imovirtual.