Todos os anos a Pantone – Instituto de referência da cor – nomeia a cor do ano. Por norma, essa seleção está diretamente relacionada com o panorama mundial e traz uma mensagem subliminar. Qual é a cor de 2019?

A Pantone define as tendências da cor e, de repente, a cor do ano está em todo o lado: peças de decoração, roupa, paredes na rua e em casa. De acordo com Leatrice Eiseman, a Diretora Executiva do Pantone Color Institute, esta é uma cor humanizada e quente – a resposta ideal para a sociedade deste tempo que anseia por interação humana e uma conexão social.

No cardápio da Pantone, a cor Living Coral tem a referência 16-1546 e emite uma energia familiar, desejada e cheia de vida. A designação da cor evoca ainda os recifes de coral, que assumem diversas cores e tonalidades consoante a luz do sol.

  • A cor é a protagonista

Se quer dar destaque a essa cor, então escolha uma peça de destaque – seja ela um tapete, um sofá ou um cadeirão – e combine-o com uma sala de paredes brancas ou de outra cor neutra. Os seus olhos vão fugir para a peça de mobiliário sempre que entrar nessa divisão.

  • Quanto mais cor melhor

Por outro lado, se gosta de muita cor e não tem receio de arriscar, junte o living coral com verdes tropicais e azuis cristalinos. Esta conjugação de cores é ideal para receber a Primavera, já que está a apostar numa paleta de cores animada e vívida.

  • Discretamente na tendência da cor

Não tem de decorar toda a casa neste tom. Caso prefira aderir à tendência, mas de uma forma discreta, então introduza-a no quarto, por exemplo, em roupa de cama monocromática ou com pequenos apontamentos coloridos. Na sala de estar e na cozinha, nada como uma toalha de mesa na tonalidade ou pratos em living coral.

sala living coral
  •  Tons terra como aliados

Combinado com beges, bordeaux, terracotas e outros tons da mesma paleta de cores consegue ter uma decoração natural e harmoniosa. Desta forma pode criar um ambiente monocromático sem destoar de uma decoração orgânica e terra-a-terra.

  • Boas energias

Se há coisa que esta cor defende é uma energia alegre, sociável e espirituosa! É a expressão do otimismo e das coisas boas que a vida tem. Por isso, se se identifica com esta cor, não há “regras” da decoração que o travem. Dê um rasgo de cor à sua casa e sinta-se bem nela.

Arrisque sem segundos pensamentos! A sua casa é o reflexo de quem é e a sua decoração pode e deve mudar consoante o mood. No fim de contas, é ali que passa a maior parte do seu tempo. Se há lugar onde tem de se sentir bem, é em casa.

Para saber mais sobre as novas tendências de decoração 2019 esteja atento ao nosso separador dedicado a Estilo de vida.

Ver imóveis no Imovirtual.