A sala de estar é o local ideal para relaxar, ver tv ou ler um livro. É neste espaço que se reúne a família e os amigos para conviver e passar bons momentos com quem mais gostamos.

A decoração é fundamental para garantir um ambiente calmo e agradável. Se está a pensar mudar a sua decoração sem gastar muito dinheiro, nada melhor que umas dicas da habitissimo para redecorar a sua sala ao melhor estilo e com um baixo orçamento.

Aqui apresentamos 7 ideias muito inspiradoras e que vão ajudar a revitalizar a sua vida.

A pintura

pintura

Fonte: www.habitissimo.pt
A mudança que poderá ter mais impacto e com um baixo custo é a pintura das paredes.

A mudança de cores em toda a sala, ou escolher uma parede para pintar de outra cor, muda completamente o ambiente não só em termos estéticos como na percepção das dimensões do espaço.

pintura sala

Fonte: www.habitissimo.pt
Se a sala é muito pequena, cores claras e o branco, dão a sensação de um espaço mais amplo.

Pode pintar as paredes todas de branco para um estilo mais minimalista, ou pintar uma parede com uma cor diferente para criar algum contraste e destaque. Se a sua sala for de grandes dimensões pode arriscar e pintar com cores da moda, época ou uma cor que lhe transmita boas vibrações.

Papel de parede

papel de parede

Fonte: www.habitissimo.pt

Se pretende, em vez de pintar todas as paredes, criar alguma textura ou padrão numa parede em destaque, nada melhor que usar papel de parede. Assim consegue dar mais vida e um toque diferente a uma zona específica, como a zona do sofá ou a zona da mesa de refeição. Existe uma enorme variedade de cores, padrões e texturas.

As regras da pintura também se aplicam ao papel de parede: cores claras dão a sensação de um espaço maior.

Prateleiras e Estantes

Prateleiras e estantes

Fonte: www.habitissimo.pt
Para destacar algumas peças decorativas ou arrumar livros ou lembranças das viagens que fez à volta do Mundo, em vez de comprar um grande e pesado móvel, deve optar como colocar estantes leves ou prateleiras.

É cada vez mais uma tendência colocar estantes nas paredes privilegiando assim o espaço de sala. As prateleiras podem ser simples, de linhas direitas, ou mais trabalhadas, de acordo com a decoração da sala e com o ambiente que pretende criar.

As estantes de linhas direitas e as prateleiras com os suportes escondidos dentro das mesmas, ficando ocultos, são as preferidas por decoradores pois têm um design mais minimalista que irá contrastar com os objectos que lá irão ser colocados.

Tecidos aconchegantes

tecidos aconchegantes

Fonte: www.habitissimo.pt
A ideia é simples: trocar tecidos das almofadas, cortinas, tapetes… é um recurso económico e que muda completamente o ambiente.

Se mantiver as paredes pintadas com cores neutras pode usar as cores dos tecidos para criar contrastes e mudar radicalmente um ambiente. Pode colocar uma manta no sofá, almofadas com padrões e cores que se destaquem, mudar a cor do cadeirão e até mesmo as carpetes.

A carpete ou tapete pode ser da cor dos novos cortinados que pode ter um pouco da cor das almofadas e de algum objeto decorativo que queira destacar. Quando se cansar, mude tudo novamente.

Estantes feitas na parede

Estantes feitas na parede

Fonte: www.habitissimo.pt
Se vai mudar uma parede ou dividir um espaço, aproveite e faça uma estante na parede.

Pode colocar uma estante entre dois pilares, num canto da sala ou até mesmo no centro, se pretender dividir a sala em zona de estar da zona de jantar. Não precisa ser até ao tecto. A forma mais económica é fazer uma parede e estante em gesso cartonado (o chamado “pladur”).

Pode assim aproveitar ao máximo o espaço para criar divisões e pequenos nichos com prateleiras. Pode ainda aproveitar e colocar iluminação embutida. É uma solução económica e versátil que pode ainda aproveitar e ainda pintar o interior com as suas cores preferidas.

Decoração das paredes

Decoração das paredes

Fonte: www.habitissimo.pt
Se não pretende mudar radicalmente a sua sala pode optar por recorrer única e exclusivamente à decoração.

Pode colocar novos quadros com pinturas, ilustrações ou fotografias nas paredes. Os quadros de artistas conceituados são muitas vezes de preços elevados. A solução é ser você o artista, dar largas à imaginação e pintar você mesmo os quadros.

Ocupe uma parede com pequenos quadros com pinturas e molduras com fotografias. Aproveite e conte uma história nessa parede, o efeito será não só decorativo mas também sentimental.

Nova iluminação em LED

Nova iluminação em LED

Como na sala também se vive de noite, e para muitas famílias é a única altura do dia que a usam, a iluminação faz toda a diferença.

Pode não ter uma lareira nme grandes candeeiros que só ocupam espaço, mas pode optar por tiras LED. São cada vez mais baratas e, devido à sua dimensão reduzida, pode optar com colocar de forma oculta, de modo a dar luz indireta.

Pode instalar luzes atrás dos móveis, atrás da tv, por baixo dos móveis junto ao rodapé, a imaginação não tem limites. Além de ser uma solução a ter em conta para quem procura reduzir a conta da electricidade.

Se quiser arriscar e mudar radicalmente a sua sala, pode optar por juntar todas estas ideias. Acima de tudo, divirta-se a criar o seu novo espaço e não se esqueça de nos contar como foi.