São casas extraordinárias, dignas dos nossos sonhos e… estão em Portugal. Fique a par de alguns dos imóveis mais curiosos, chamativos e deslumbrantes do nosso país.
  • Casa na Gateira, Coimbra
Camarim Arquitectos

Numa das encostas da Gateira, uma aldeia em Penela, esta casa partilha a localização com as vinhas, pinheiros e oliveiras que ali crescem. Os donos são um casal britânico que procurava uma segunda casa num local calmo e pacato. A casa – pensada pela equipa Camarim Arquitectos – adapta-se ao terreno como se dele fizesse parte e como que serpenteia encosta abaixo. O interior tem uma decoração simples, minimalista, um ambiente arejado e acolhedor com pormenores em madeira.

  • Casa Monte, Grândola
D.R.

Esta casa é parte da natureza envolvente e funde-se nela de uma forma especialmente natural. Passamos a explicar: foram criadas duas dunas que unem a casa ao ambiente exterior. Criada e pensada pela PM-Arquitectos, vista de cima tem a forma de uma cruz como que assinalando um tesouro no meio da areia.

O próprio teto da casa tem uma particularidade. É que é possível atravessar a casa de uma ponta à outra, em toda a sua extensão. A Casa Monte data de 2004 e é uma autêntica casa de sonho no Alentejo.

  • Casa no Gerês, Parque Nacional Peneda-Gerês
Luís Ferreira Alves 2013

Pela mão da dupla de arquitetos Graça Correia e Roberto Ragazzi, esta construção de 2004 é a ampliação de uma ruína entre o rio Cávado e o seu afluente.

Esta casa de férias, numa das zonas mais bonitas e preciosas de Portugal, é feita de betão armado para assegurar a estabilidade da construção. No entanto, são as janelas que atravessam a casa que mais impressionam, assim como a ilusão de uma parte estar suspensa.

  • Wall House, Cascais
D.R.

Construída pelo atelier de arquitetura Guedes Cruz, esta residência é o expoente máximo da domótica em Portugal: é possível controlar a casa à distância, uma vez que tudo é telecomandado.

Mas o mais surpreendente são as paredes que se movem. A ideia é abrir a casa ao exterior no Verão e fechá-la na estação fria, apenas ao controlar as paredes e a sua disposição.  Nesta casa foram construídas duas piscinas, uma por cima da outra, sendo a de cima feita de acrílico transparente. De baixo vêm-se as pessoas que utilizam a piscina superior. Por ser transparente a luz atravessa-a diretamente e brinca com os reflexos da água.

Para conhecer mais algumas das melhores obras da arquitetura, temos um separador no nosso blog totalmente dedicado às casas de sonho e algumas estão mesmo no mercado, à espera de serem compradas.

Ver imóveis no Imovirtual.