Mudar de casa pode ser um projeto trabalhoso e cansativo. Mas um bom planeamento pode fazer milagres. Dicas úteis para quem não gosta de perder tempo.

Seja a mudar de casa ou apenas de quarto, há uma série de passos que deverá planear e seguir se a ideia é levar a cabo uma mudança rápida e organizada:

  • Planeie o seu calendário: se tem uma data fixa para a mudança, faça o seu planeamento no tempo. Tendo em conta a sua disponibilidade e compromissos, assinale algumas datas para ir completando tarefas. Assim, não vai deixar tudo para a véspera e, no dia D, vai poder esquecer ansiedades desnecessárias porque estará tudo pronto a tempo da mudança.
  • Arrume as suas coisas com antecedência: a primeira coisa a fazer é mesmo arranjar forma de acondicionar tudo o que terá de mudar – dica: dirija-se a uma grande superfície ou loja e pergunte por caixas de cartão.

Normalmente, as caixas que trazem novos carregamentos são deitadas fora, mas podem fazer toda a diferença. Assim não terá de as comprar, estará a reutilizar. Idealmente, organize as caixas por divisão e não se esqueça de fazer um inventário para que nada se perca entre uma casa e outra.

Comece por encaixotar as coisas com menos uso e que pode dispensar. Fique apenas com o essencial e indispensável para o seu dia-a-dia – essas serão as últimas coisas a guardar. Se vai empacotar loiças ou objetos frágeis proteja-os adequadamente com papel ou folhas de jornal, ou enrole em tecido, como por ex: panos da loiça.

  • Avalie as transportadoras: se necessitar de mudar móveis pesados que não consegue transportar sozinho, então o melhor será recorrer a uma transportadora.

Compare algumas e determine qual lhe dá mais jeito – o melhor termo de comparação será o valor cobrado à hora. Caso tencione fazer a mudança sem ajuda, então não reserve tudo para o mesmo dia – faça-o faseadamente. NOTA: as peças de alto valor sentimental transporte-as consigo.

  • Quanto à roupa… o melhor será mesmo nem a tirar dos cabides. Se tiver uma mala de viagem grande tente acondicionar lá os seus cabides. Para as roupas mais delicadas, aí sim aconselhamos a que as dobre para não danificar.

Há ainda outros pormenores a ter em consideração: é essencial que confirme que todos os móveis podem ser carregados pelas escadas, caso a sua nova casa seja um apartamento, e que todos os eletrodomésticos passam nas portas.

Boas mudanças!